-
Arquitetos: INDY ARCHITECTES
- Área: 176 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Laura Lyson Photograph
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado nas alturas do Vale do Isère e oferece uma vista panorâmica da cadeia de montanhas de Belledonne. O objetivo foi restaurar e transformar uma antiga casa de vinhedo em uma residência que oferecesse espaços confortáveis e a oportunidade de apreciar a ampla paisagem, ao mesmo tempo em que tivesse um bom desempenho energético. Para isso, foi necessário desenvolver uma estratégia bioclimática robusta para compensar a grande quantidade de vidros que os clientes desejavam.
Optou-se por integrar parte das construções na encosta do terreno para reduzir o impacto ambiental e paisagístico, ao mesmo tempo em que se aproveita o conforto térmico dos volumes "trogloditas". Uma longa parede de contenção em concreto bruto estampado mostra a "escavação" feita no local para criar os espaços mais sofisticados. Essa parede funciona como uma dobra natural do terreno, e seu material reflete as camadas rochosas do solo onde o projeto foi construído.
O volume do andar superior, que inclui os quartos e as áreas íntimas, desempenha um papel crucial na proteção solar e no conforto térmico de toda a construção. Ele está posicionado como uma cobertura suspensa entre os espaços integrados ao terreno e a casa de vinhedo existente, atuando como um grande toldo que protege as áreas envidraçadas. O andar superior é cercado por um corredor protegido por brises de madeira. Algumas aberturas foram estrategicamente posicionadas nesse sistema para não obstruir as principais vistas diretas da paisagem.
Grandes painéis de vidro deslizantes permitem abrir parcial ou totalmente as fachadas da sala principal para o exterior. Assim, dependendo da estação do ano, a casa pode se transformar em um refúgio confortável e protegido para contemplar a paisagem, ou, ao contrário, abrir-se completamente para criar uma continuidade entre o interior e o jardim.